sábado, 21 de dezembro de 2013

Programa Na Mira: Um atentado aos Direitos Humanos e a vida do Povo Negro



Hoje pela manhã, assisti um programa inglês sobre a Televisão Brasileira. Na verdade, o mesmo se destina a analisar as Televisões ao redor do mundo, e expor a visão da apresentadora, Daisy, sobre a programação local.

Obviamente, que sendo um programa inglês, falando sobre programas estrangeiros, é praticamente inevitável que este venha carregado de Etnocentrismo e algumas visões preconceituosas.Ainda assim, o programa é interessante , por mostrar como a TV Brasileira é vista no exterior e as imagens que são passadas sobre nosso pais.Durante o programa, podemos perceber que a Tv Brasileira tem 3 pontos de especial atenção: O espetáculo do corpo (Feminino, obvio), o espetáculo da Novela, e o espetáculo do corpo (Corpo negro, exposto em Programas do tipo “Na Mira, Bocão, entre outros).

Em uma das visitas feitas, Daisy , a apresentadora Britânica, visita os estúdios do Na Mira, e conversa com a Apresentadora Analice Salles, sobre o programa.É incrível como o Racismo trava a sensibilidade das pessoas, e como se tornou comum e banal a exposição de corpos negros mortos em nossa cidade, e como a dor de Familiares ao ver seus corpos, se transformou em campo fértil de audiência.
É especialmente revoltante, as respostas dadas pela Analice Salles, aos questionamentos feitos pela Daisy.Em dado momento Daisy questiona sobre o que pode ou não, ser exposto no programa, ao que Analice responde , dizendo que “xingamentos” não podem ser colocados no ar.Ou seja, corpos sangrando, mutilados, mães chorando a morte de seus rebentos negros, policias militares triunfantes com a morte dos nossos é absolutamente normal, mas xingar, não pode.
Em um outro momento, Daisy questiona sobre o por que as pessoas assistem esse programa.A resposta de Analice é de que “ a sociedade vive com isso diariamente, que isto não é novidade, ,que se precisa de informação,e que a mesma faz uma denuncia”.
E ai, que eu me pergunto.Que tipo de informação? Que tipo de denuncia? A sociedade precisa ver essas mortes sendo espetacularizadas na busca sedenta por audiência, ou a sociedade precisa compreender que essas mortes ocorrem pela falta de assistência do Estado, na área da saúde, da educação, do emprego, entre outras, aliadas a ação de uma Policia Militar racista, embrutecida e totalmente despreparada para lidar com os becos e vielas dessa nossa Bahia.?
Será que os familiares gostam de ver os corpos de seus mortos na televisão.No horário de Almoço? Programas como estes, só ajudam a perpetuar estereótipos e na minha opinião deveriam ser enquadrado como uma ofensa aos Direitos Humanos.São programas, onde o acusado é transformado em culpado antes mesmo de chegar a Delegacia, e ter a oportunidade de chamar um advogado ou de ser defendido por uma Defensoria Publica.É o corpo negro objetificado como “entretenimento” para a elite branca deste pais, e como um sutil recado a população negra.
Não pude deixar de observar, o quanto essa exposição tem gerado um efeito de dessensibilização em relação ao problema da Segurança Pública, que é algo mais profundo do que apenas a ação policial desenfreada em nossos bairros periféricos.Compreendo que a Apresentadora é apenas a ponta da lança de uma rede televisiva, que ganha audiência.Mas, simplesmente não posso deixar de falar o quanto a mesma é conivente com o sensacionalismo macabro exposto por esse programa.Não sou Jornalista, mas conheço vários que dignamente trazem informação e fazem denuncias sobre a tal “Guerra Civil Não-Declarada”, bordão exaustivamente repetido pelo programa.Jornalistas esses, que compreendem que por trás de cada morte, está um Estado que falhou no seu compromisso, ou de um Estado que racista em sua essência, cumpriu bem a sua função de matar Pretos/as.
Acredito sinceramente que este programa deve ser retirado do ar. Sei que algumas denuncias foram feitas, e que o poder da grande midia é enorme, mas devemos prosseguir na denuncia do mesmo.É preciso escancarar o quanto é cruel e racista, o que o programa faz com a nossa juventude negra, com os pais e mães pretas.

Nossas mortes não são troféus.


Programa The Greatest Shows On Earth: http://www.youtube.com/watch?v=KNvqYxDYTCw


Nenhum comentário:

Postar um comentário