terça-feira, 16 de outubro de 2012

O que é Mandinga de Menina ?



Mandinga.Mandingar.Mandingueiro.Mandinga pode ser tanta coisa, pode ser feitiço, pode ser planta, pode ser estilo de vida.Mas mandinga na verdade é uma palavra que sofreu alteração no seu significado ao chegar no Brasil.Originalmente ( e essa é uma das versões), mandinga era o nome dado as línguas de vários impérios africanos, Mali , Gao ,Songhai. No Brasil assumiu uma ligação com “feitiço” ou tipos de “sortilégios”.

 Fui educada em igreja evangélica.Minha mãe que faleceu  há cerca de 3 meses e meio, se converteu a religião, quando eu ainda era criança e me levava para todos os cantos, coisa que se repetiu com  meu  irmão anos depois.Sendo criada em uma religião cristã, acabei por crescer possuindo uma visão preconceituosa de tudo que estivesse ligado a uma religião diferente da minha, em especial a afro-brasileira,ou seja ao Candomblé.

A primeira vez que ouvi a palavra mandinga, logo pensei: Isso é coisa ruim.Mandinga Felizmente fui salva.Os livros me salvaram, o conhecimento da minha própria história, me salvou, saber que tenho uma ancestralidade negra, afro-americana, e mandingueira por natureza me salvou.

O menina...Bem, o menina vem de um episódio.Ao terminar um relacionamento, fui chamada de infantil, ou coisa do tipo.Tenho 22.Sou menina.Menina-Mulher.Que já viveu coisas que botariam qualquer marmanjo/a pra correr, mas que ainda se vislumbra com o assovio de um pássaro,  com  o resto de Mata Atlântica alocado em Cajazeiras, bairro em que  resido, ou com  um  livro delicioso.

Isso é ser menina.Se o dito cujo tentou  me ofender,sinto informar que o tiro saiu pela culatra.Ser menina.Ser mulher.Linha tênue separa uma coisa da outra.

Sou menina.Gosto de falar, como toda criança que berra aos quatro ventos Por quê.Questionar.Lançar o feitiço da indagação, remexer com as certezas do mundo.

Neste blog mandingarei.Falarei das minhas incertezas, e das minhas certezas, de política, religião e futebol (ei, Sou Vitória.Tradição.Sou Vermelho e Preto,Eu  sou paixão), poderei falar de coisas tolas do dia-a-dia, bem como coisas seriíssimas.

Por fim, termino com o dito da Esfinge.Decifra-me ou  te devoro.

Beijos mandingueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário