segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mea culpa, mea culpa , mea máxima ou mínima culpa?


Salvador elegeu ACM Neto prefeito.Com uma diferença de cerca de 100 mil votos a capital escolheu retroceder a ideologia carlista, da qual ACM ( Antônio Carlos Magalhães, vulgo Toninho Malvadeza) foi o principal líder.
Ao saber do resultado chorei.Um choro desesperado de quem vive na periferia e que sabe bem qual o tipo de política que a direita pensa para o povo preto e pobre desse país.Choro de quem passou o dia entre ameaças de policiais, xingamentos de dondocas e viúvas do carlismo,agressões a companheiras, e tudo isso por exercer o pleno direito de se manifestar.
A realidade é que esta derrota do PT, tem diversos motivos, posso elencar as greves ocorridas ( policiais e principalmente a dos professores que durou cerca de 115 dias), o mensalão, votos nulos, abstenções, voto em branco.Entretanto a reacionarismo da capital baiana certamente falou mais alto.
Fico pensando que até São Paulo, que sempre foi o reduto da direita brasileira, avançou com a vitória do petista Fernando Haddad, que fez uma campanha belíssima, enxuta, mostrando todas as nossas divergências ideológicas com a direita.Manteve pé firme na questão do estado laico, deu voz as minorias da cidade, e se elegeu, acabando com a hegemonia de 16 anos do PSDB em São Paulo.Na contramão Salvador elege o cara mais orgânico da Direita, lider do DEM, talvez hoje o único partido de direita  que consegue ter folego no meio das eleições, lider da bancada ruralista que pautou as mudanças no  Código Florestal.
Salvador possui um ranço provinciano e fundamentalista que precisa ser perdido.Precisa ser cortado.Como disse Haddad, o muro que separa ricos e pobres em nossa cidade, precisa ser derrubado.Vejo por toda parte comentários de que o PT foi o principal derrotado dessas eleições.Parto do pressuposto que salvador foi a principal derrotada.A salvador dos pretos, pobres, putas, viados e sapatões.A outra salvador que gritava a plenos pulmões a volta de ACM, certamente se sente vitoriosa, e é ai que repousa o principal problema.
Embora venha travestido de "juventude" e do "novo", ACM neto tem cumprido no congresso a função que o seu avô designou; substituir Luís Eduardo Magalhães.Salvador é apenas o começo, a disputa municipal é apenas um degrau para interferir nas eleições de 2014 para Presidência e Governo do Estado.
Caberá ao PT fazer esse contraponto e barrar o projeto politico de ACM e da direita.Um momento de reflexão será necessário.Talvez, aquele velho ditado de "recuar um passo , para dar dois", possa dizer o q significa esse momento.É hora de repensarmos as nossas ações,a nossa política, mas também de termos em mente que temos um compromisso histórico com a esquerda e com a classe trabalhadora.
Frei Betto, escritor e adepto da teologia da libertação em recente entrevista ao Brasil 247, ao ser questionado sobre sobre o por que das mudanças serem lentas apesar dos 9 anos de governo petista,respondeu que "falta mexer na estrutura do país, através de reformas como a agrária e a tributária, para que tais conquistas sejam duradouras e a pobreza definitivamente erradicada."Na minha opinião isso representa o PT.A realidade é que chegamos ao poder, e estamos vivendo as contradições de ser um governo de coalizão e de ao mesmo tempo ser um partido de esquerda em um brasil que ainda não promoveu reformas básicas, que viveu mergulhado numa onda neoliberalista, que vive o latifúndio como base de sua construção econômica.
Para promover essas mudanças, acima de tudo o PT precisa compreender a necessidade urgente de politizar esses 40 milhões de brasileiros que saíram da miséria. É preciso demonstrar que isso só foi possível em um governo de esquerda, e que para atingir a direita de forma estrutural é preciso o apoio em massa dessa população.
Acima de tudo caberá ao PT promover mudanças internas na forma de fazer politica.Pensar que vivemos em uma cidade majoritariamente negra e que precisamos  tocar a pauta racial como prioridade pode vir a ser o único caminho.Construir uma candidatura negra e militante, pode ser a ingestão de gás que o PT baiano precisa para dialogar com a sua militância, e a militância de fora do mesmo.
Apesar de não ter vencido as eleições na capital, o PT sai extremamente vitorioso dessas eleições, elegeu 635 prefeituras, e foi o partido mais votado do Brasil.Isso demonstra que apesar do mensalão e da grande mídia  estamos crescendo e hoje somos um partido de mais de 1 milhão e meio de filiados.
Nesse momento de "meas culpa" , não posso deixar de falar sobre o voto nulo e branco.Vimos durante esse período inúmeras manifestações nas Redes Sociais, pedindo a população soteropolitana que votasse nulo, na minha opinião a demonstração de como a pequena burguesia soteropolitana pode ser egoísta.Ter votado nulo em um contexto, nada favorável para a esquerda, e insuflar o ego dos direitistas e escolher lado.Obviamente que com o resultado das eleições, muitos procuram negar esta influencia, mas os números não negam, foram cerca de 30 % entre nulos, brancos e abstenções.
Um eleitorado totalmente hibrido, formado por desiludidos com o PT, pequenos burgueses, esquerdistas, um eleitorado que precisa ser disputado, mas também responsabilizado.
Apesar da tragédia anunciada, deixo a minha declaração de amor por salvador,embora a relação entre eu e ela esteja totalmente abalada mediante a sua escolha pelo retrocesso, continuo amando a cidade dos poetas, hoje totalmente preocupada com o seu futuro, ainda mais com a copa do mundo por vir.
Que venha 2013...E que este traga bons ventos para 2014.

Um comentário: